Tensão em ligação telefônica
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, admitiu ter chamado o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, de “maluco” durante um telefonema para discutir o intensificado conflito no Líbano. A declaração foi feita por Trump em entrevista ao podcast Pod Force One nesta quarta-feira (3 de junho de 2026).
Questionado sobre ter chamado Netanyahu de “ingrato”, Trump respondeu: “Não fiquei com raiva. Fiquei um pouco incomodado com os constantes ataques dele ao Líbano.”
Críticas de Trump a Netanyahu
De acordo com reportagem da Axios, Trump teria dito a Netanyahu em uma ligação na segunda-feira (1º de junho de 2026): “Você é maluco, porra. Você estaria na prisão se não fosse por mim. Eu estou salvando sua pele. Todo mundo te odeia agora. Todo mundo odeia Israel por causa disso.” Na entrevista, Trump reforçou que Netanyahu “tem que parar com isso. Precisam parar.”
Posição de Netanyahu e Irã
Ao ser questionado sobre o episódio pela CNBC, Netanyahu minimizou a tensão, afirmando que a relação com Trump não mudou e que, “como nas melhores famílias, às vezes temos desentendimentos estratégicos”.
Enquanto isso, o Irã declarou que não encerrará as negociações de paz com os EUA e Israel se um acordo não incluir um cessar-fogo com o Líbano e o grupo Hezbollah. A declaração surge em meio à escalada do conflito, que na terça-feira (2 de junho de 2026) viu Israel intensificar bombardeios no sul do Líbano, mesmo após o pedido de Trump pelo fim do confronto. Nesta quarta, drones israelenses mataram ao menos 6 pessoas no sul do país.
Fonte: www.poder360.com.br

